domingo, 9 de março de 2014

Dia Internacional da mulher


Ontem foi assinalado o dia internacional da mulher e, como mulher que sou, sinto-me, de certa forma, gratificada com este dia. Relembro que muitas mulheres tiveram de sofrer para hoje termos o direito ao voto, para podermos estudar, para podermos trabalhar... Enfim para termos um papel ativo na sociedade. E eu agradeço a essas mulheres, porque sem a intervenção delas não conseguiríamos ser independentes. Este dia 8 de Março, o dia da Mulher, para além de relembrar a dura batalha que as mulheres tiveram para terem um papel ativo, eu penso que serve, ainda mais, para salientar a desigualdade de género que há atualmente. Segundo o jornal Público, foram feitos progressos, mas ainda há grandes desigualdades entre homens e mulheres. Há mais mulheres nos lugares de chefia, há mais licenciadas do que licenciados, há mais doutoradas do que doutorados, tanto em Portugal como na UE. Porém, em Portugal os homens ganham, em termos salariais, mais 15,7%, em média, do que as mulheres. As mulheres precisariam de trabalhar 65 dias para obter mesmo rendimento. Depois também há outras questões como o facto de as mulheres serem "a maioria das vítimas do tráfico de seres humanos". Na minha opinião ainda há na nossa cultura traços de machismo que contribuem também para agravar esta desigualdade de género: um homem se for visto na rua a beber uma garrafa de cerveja é encarado como sendo algo normal. Se for uma mulher, ela é vista como uma bêbada. Um homem que se envolve com muitas mulheres é considerado um 'garanhão', se for uma mulher a envolver-se com vários homens é vista como uma vadia. Estes são apenas alguns exemplos da nossa sociedade machista (infelizmente!), há muitos mais. Isto revolta-me, sendo eu também mulher, eu quero os mesmos direitos e uma sociedade justa sem diferenças de género. Ainda temos de sofrer muito para mudar as mentalidades! Que país, ou que mundo é este, que diz ter DIREITOS e deveres iguais, tanto para os homens como para as mulheres?

Termino este post com um excerto de uma música da Christina Aguilera:

"So what am I not supposed to have an apinion 
Should I be quiet just because I'm a woman
Call me a bitch, cause I speak what's on my mind
Guess it's easier for you to swallow if I sat and smiled
(...) Never can, never will, can´t hold us down"





Sem comentários:

Enviar um comentário

A minha pessoa

A minha foto
Eu sou do tamanho do que vejo. E não, do tamanho da minha altura.

Seguidores

Posts no blogue